terça-feira, 2 de setembro de 2008

Como Conseguir Clientes?

Uma das questões que mais intrigam os advogados em início de carreira é como conseguir realizar de maneira eficaz a captação de clientes.

O mercado continua competitivo como sempre, com o detalhe de que agora as partes concorrentes estão cada vez mais niveladas em relação ao conhecimento técnico e prático que possuem.

Se você é um advogado recém formado, e sente receio do futuro por não ter tido o privilégio de ter na família parentes atuantes na profissão, como aqueles "sortudos" com um pai advogado ou um irmão com escritório montado e há anos no mercado, não se desespere.

Siga os conselhos que serão expostos, colocando em prática cada um deles no seu cotidiano profissional e você verá quão satisfatório terá sido informa-se acerca da maneira correta de implementar o seu plano de marketing jurídico.

- Analise o mercado e descubra as áreas que oferecem as melhores oportunidades. Pense nas possibilidades que você terá se procurar especializar-se em temas como Direito Ambiental, Direito da Informática (eletrônico), Guarda Compartilhada, a Defesa dos direitos do cliente nas relações de consumo, Direito de Biosegurança, etc. Pense grande, enxergue longe.

- Depois disso, defina a sua área de atuação.

- Aprofunde-se na área escolhida, participando de congressos, adquirindo livros, visitando os sites dos Tribunais que tratam da matéria de sua área específica, leia periódicos, artigos, jurisprudência, em suma tudo aquilo que estiver diretamente ligado à área escolhida.

- Estabeleça objetivos específicos e metas realistas, que poderão ser cumpridas se você seguir a rigor o que for estabelecido. Faça tudo por escrito. Registre em papel, ou no computador suas metas, estabeleça prazo para realização das tarefas e reveja em que você pode melhorar.

- Se for possível, e se as condições financeiras forem favoráveis, inicie uma pós graduação.

- Crie uma networking, aproveitando os recursos da internet como sites de relacionamentos (orkut, via6), comunidades virtuais, fóruns de debates, blogs (como este meu), além dos tradicionais contatos que você deverá fazer com seus amigos, familiares, colegas de faculdade, professores, advogados (de preferência que não forem concorrentes diretos), funcionários das varas, bem como seus diretores; juízes, promotores, defensores públicos, enfim, todas aquelas pessoas que podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional direta ou indiretamente.

- Elabore um Cartão de Visitas e deixe com parentes e amigos, e todos aqueles que façam parte de sua networking.

- Visite diariamente o Fórum, pois lá você encontrará pessoas que necessitam de seus serviços profissionais. E elas acabarão lhe procurando justamente por você estar no local certo, e no momento certo.

- Visite também a Sala dos Advogados, faça contatos e troque experiências com eles. Assim você estará ampliando sua networking, e preparando terreno para futuras parcerias com estes profissionais.

- Visite Associações de moradores, de comerciantes, etc., e se ofereça para ministrar palestras informativas acerca da área que você escolheu. Esta é uma forte ferramenta para construir sua boa imagem perante a sociedade, além de ser uma ótima maneira de se expor e ficar conhecido.

- O seu nome é seu maior patrimônio, sua maior propaganda.

- Não advogue de graça. Devemos cobrar 20% do valor total da condenação ou do acordo.

- Melhore as suas técnicas de abordagem nas relações interpessoais. Existe uma vasta gama de títulos no mercado voltados para educação no tratamento com mais polidez para com as pessoas. Um exemplo de excelente autor é o Dale Carnegie. Informe-se acerca de suas obras.

- Os livros de psicologia para leigos devem fazer parte de sua biblioteca. Aprender como o complexo mundo do ser humano funciona é uma atividade fascinante, além de muito prazerosa devido aos benefícios que recebemos (feedback) quando tratamos as pessoas como elas gostariam de ser tratadas. Colocar-se no lugar do outro (seu cliente), imaginando serem seus os anseios e desejos dele, é um maneira prática de entender a maneira como você deve exercer o seu ofício de advogado.

- Seja honesto com seu cliente, e não invente gastos, criando despesas como forma de angariar mais alguns trocados.

- Exerça com todo o empenho seu trabalho, demonstrando da melhor forma para o cliente a sua capacidade e qualidade profissional.

- Conquiste a confiança do cliente, tratando-o com cortesia, empatia, além de repassar com toda franqueza as possibilidades e chances de ele sair vitorioso ou não na demanda.

- Seja o mais ético possível no tratamento com seu cliente e com as partes contrárias.

- Procure agir com sinceridade. Isto dará ao cliente a percepção exata de seu caráter pessoal e profissional. Trabalhe arduamente, mas sempre zelando pela sinceridade. Agindo assim, cada cliente trará dois ou três clientes para você, e em pouco tempo você não mais conseguirá dar conta deles.

- Evite atender amigos e familiares. No início de sua carreira, auxiliar seus parentes e amigos pode dificultar e muito seu trabalho. Apenas citando algumas razões, imagine-se cobrando uma consulta verbal (com preço tabelado pela OAB) de um amigo íntimo. Será que este amigo achará justa a cobrança? Imagine um parente seu, em cuja determinada ação você é o patrono, que fica lhe cobrando eficiência para a conclusão da demanda, sem se importar que você esteja muito atarefado e que precisa de recursos para dar andamento ao processo? Para eles você não pode falhar. A cobrança é enorme. E o retorno financeiro é pouco.

A solução nestes casos é você encaminhá-lo aos colegas de sua networking.

Associe-se ou faça parcerias com outros profissionais e colegas de áreas complementares à sua, como contadores, peritos, etc.

- Por último, lembre-se que a excelência de seu trabalho é o seu melhor cartão de visitas.


Desejo a todos aqueles que iniciam sua carreira na advocacia todo o sucesso do mundo! Que vocês o mereçam como fruto de vossos esforços em fazer o melhor trabalho sempre!

Abraço Doutores!

Antonio Brito Jr.
Advogado Trabalhista. OAB-PE.

2 comentários:

Leonardo Barcelos de Oliveira disse...

Prezado Antonio Brito,

Antes de mais nada, quero lhe parabenizar pelo belo blog.
Realmente o grande problema do advogado autônomo iniciante é a conquista dos clientes. Essas dicas do blog são essenciais aos novos profissionais, que não podem colocar tudo a perder pelo desespero de pegar novas causas e clientes.
A própósito, bem nesse diapasão de oferecer o trabalho, disponibilizo-me a atuar como correspondente em Porto Alegre/RS e região.

Um ótimo trabalho!

Atte.

Leonardo Barcelos de Oliveira

Anônimo disse...

Muito boas as dicas...